- A diarreia é causada por infecção no intestino ou estômago.
- O tratamento pode ser feito em casa com objetivo diminuir a desidratação.
· O que é?
A diarreia ou os vômitos ocorrem quando o intestino ou o estômago estão irritados por uma infecção
· O que causa?
Geralmente por contaminação dos alimentos e da água por fezes de outras pessoas. Existem vários micro-organismos que podem causar esses sintomas, dentre eles vírus, bactérias, parasitas. Na maioria dos casos os vírus são causadores.
· O que fazer?
Na maioria dos casos, por serem causados por vírus, não existe tratamento específico e o organismo irá eliminar o causador entre 1 a 7 dias. É importante, no entanto evitar a desidratação que pode decorrer do quadro.
Quando o doente está com diarreia, o corpo perde mais água e sais minerais, do que recebe. Isto acontece quando a diarreia é abundante e agrava-se se for acompanhada de vômitos.
A perda de água e de sais faz com que: o volume do sangue seja reduzido, o que faz o coração bater mais depressa para compensar; além de diminuir a produção de saliva, urina e de lágrimas; a boca e a língua podem ficar secas; e a pele perder a sua elasticidade.
Sinais de desidratação: é muito importante que todas as pessoas conheçam os sinais de desidratação e o que é preciso fazer para a prevenir e tratar:
|
Na maioria das vezes a sua doença pode ser tratada adequadamente em casa.
As medidas mais importantes do tratamento da diarreia são: dar muitos líquidos e alimentação adequada. O objetivo do tratamento em casa é evitar a desidratação. Seu filho pode voltar à escola ou à creche quando a diarreia e o vômito melhorarem e ele estiver se sentindo melhor.
É muito importante dar líquidos. Continuar a dar líquidos, mesmo quando o doente os vomita. Há sempre uma parte do líquido ingerido que fica retido. Dar em pequenos goles a cada 5 ou 10 minutos. Se o doente vomita, esperar 10 minutos antes de lhe dar mais líquidos
ALIMENTAÇÃO
Quando uma pessoa está com diarréia, os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino e são muito pouco absorvidos. Por isso, é preciso dar de comer ao doente muitas vezes ao dia, principalmente se este só consegue comer pequenas quantidades de cada vez. Um bebê com diarreia deve continuar a mamar. O leite do peito é o melhor alimento para os bebês. Isso não causa diarreia e ajuda o bebê a melhorar mais depressa.
Salgados: Sopa de arroz ou macarrãozinho, com carne magra ou peito de galinha sal. Arroz ou macarrão, batata, cenoura, chuchu, carne magra de vaca, galinha ou peixe.
Frutas: Banana cozida, caju, maça sem casca, goiaba sem semente.
Sucos: Limão, caju ou goiaba. ÁGUA DE CÔCO.
Bolachas: Água e sal. Maisena e biscoito de polvilho.
Alimentos que devem ser evitados Doces, refrigerantes, café, álcool, suco em pó, alimentos com muitas fibras e frituras. Por vezes é preciso diminuir a ingestão de leite e/ou dos seus derivados. |
QUANDO VOCÊ PRECISA PROCURAR O CENTRO DE SAÚDE:
|
FITOTERAPIA (PLANTAS MEDICINAIS) PARA DIARRÉIA - CHÁS PARA DIARREIA: ANIS-ESTRELADO, BOLDO, ALFAVACA-ANISADA, MACELA, ERVA-DOCE. - RECEITAS CASEIRAS: - SUCO DE BANANA COM ERVA-DOCE Ingredientes: 4 bananas nanicas maduras, 2 xícaras de chá de erva-doce gelado, 1 colher de açúcar mascavo Modo de preparar: bater no liquidificador Modo de usar: tomar na hora do preparo
|