Tópicos relevantes
A dor na parte de baixo das costas (dor lombar) é comum.
Na maioria dos casos a causa não é grave e geralmente melhora com o tempo.
Ser fisicamente ativo ajuda a evitar a dor lombar e é recomendado na maioria dos casos como parte do tratamento (observe os possíveis sinais de gravidade abaixo).
· O que é?
Dor lombar é a dor que sentimos na parte de baixo das costas. É o tipo de dor nas costas mais comum e normalmente pode durar de algumas semanas a meses.
· O que causa?
Na maioria dos casos (85%) não é possível achar uma causa específica. Essa é a chamada dor lombar inespecífica. Algumas outras causas são: distensão muscular, hérnia de disco, fratura da coluna, diminuição do canal da medula espinhal, câncer (raro), infecção, artrite.
· O que fazer para tratar?
Permaneça fisicamente ativo. Tente fazer exercícios e alongamentos para dor lombar e outras atividades como caminhada, natação, yoga, pilates.
Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor. Você pode usar garrafas com água quente enroladas ou pacote de comida congelada enrolados em toalha. Observe qual tipo de compressa lhe traz maior alívio. Evitar usar compressas muito quentes que possam provocar queimaduras de pele.
Você pode escolher usar anti-inflamatórios como ibuprofeno. Lembre-se de checar se não tem contraindicação para tomar esse medicamento. Em caso de dúvida, não use
Apesar de ser difícil, é importante tentar pensar positivo a respeito de sua dor e reconhecer que ela pode melhorar. Pessoas que conseguem manter-se otimistas, tendem a ter recuperação mais rápida.
. O que fazer para prevenir?
Seja fisicamente ativo fisicamente ativo. Faça exercícios regularmente. É recomendado que adultos façam pelo menos 150 min de exercícios físicos por semana.
Perca peso se estiver acima do peso adequado para você. Estar acima do peso é um fator de risco para dor lombar.
Preste atenção na postura adequada para levantar-se e permanecer sentado.
Evitar ficar sentado ou em pé na mesma posição por muito tempo.
· Quando procurar o serviço de saúde?
Se você teve recentemente um trauma nas costas (batida, acidente automobilístico).
Se você sente fraqueza nas pernas ou formigamento.
Começou a ter dificuldade para segurar a urina ou as fezes.
Teve perda de peso nos últimos meses/semanas.
Teve febre ou sente-se prostrado.
Usa corticoide diariamente.
Tem história de câncer ou osteoporose.
Se a sua dor for tão intensa que não consiga realizar tarefas diárias simples.
Se sua dor não começar a melhorar após 4 semanas.
· Informativo criado por:
Juliana Nogueira Garcia. Graduada em medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, Médica de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis. Responsável pela implantação do Saúde de A a Z.
Gabriele Candido Chiodelli. Graduada na Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Mestrado em Ciências do movimento na Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Profissional de Educação Física na Secretária Municipal de Florianópolis. Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qjbb-8Wj4nQ desde 14/08/2020.
· Referências:
1.Uptodate. Evaluation of low back pain in adults. <https://www.uptodate.com/contents/evaluation-of-low-back-pain-in-adults?search=back%20pain&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1#H460846617>. Acesso em: 27 jul 2020.
2. Nederlands Huisartsen Genootschap . Slaapproblemen [Internet].:Thuisarts.nl ; 2018. Disponível em: <https://www.thuisarts.nl/slaapproblemen/ik-slaap-slecht>. Acesso em: 04 mar 2020.
3. BMJ Best practice. Avaliação da dorsalgia. <https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/189> Acesso em: 27 jul 2020
4.Dynamed. Acute low back pain. <https://www.dynamedex.com/condition/acute-low-back-pain#GUID-3044034D-DA38-4416-8B94-694CCF9B5598> Acesso em: 27 jul 2020
5. NHS. Health A to Z. Back pain. <https://www.nhs.uk/conditions/back-pain/> Acesso em: 27 jul 2020